Quanto custa um sonho? Um guia de planejamento financeiro com Luciana Jordão!
Foto: Carla Alves
O valor sentimental de um sonho pode ser algo incalculável, já o seu valor financeiro não funciona bem assim. É muito delicado estipular uma meta de gastos para o seu grande dia pois por vezes isto significa abrir mão de diversos itens que você julgou essenciais para seu casamento dos sonhos. Mas calma, que estamos aqui para te ajudar.
Para não passar aperto financeiro mas ter o dia de festa mais próximo do que o que você sonhou é importante se planejar e de preferência com ajuda de quem entende do assunto, como uma equipe de cerimonial. E é por isto que trouxemos a Luciana Jordão, cerimonialista parceira do Blog, para mostrar que organização é fundamental.
- Qual é o primeiro passo para organizar um evento financeiramente?
Luciana: O primeiro ponto para mim é conversar bastante com o casal para entender o perfil dos noivos. Após esta conversa, eu realizo uma planilha com os valores estimados de cada item do casamento, para que logo no início eles tenham uma ideia de qual seria o custo final do casamento. Nesta primeira impressão, eles já me dizem se o valor está dentro do que esperavam ou não.
- Como não perder a essência do que o casal sonhou?
L: É preciso definir prioridades! Fechamos com os profissionais prioritários, que são responsáveis pela andamento ideal do casamento, e só então partimos para os demais fornecedores. Não é que os itens secundários não sejam importantes. Mas são itens que caso não tenha no casamento, não irá comprometer o todo. E quando se fala de prioridades é preciso perceber que cada casal terá a sua.
- Como gerir os gastos com cautela?
L: É preciso equilíbrio! Planejar um casamento é como construir uma casa. Você inicía pelo alicerce que são: Lista de convidados, local da cerimônia e festa, foto e vídeo. Depois inicia-se a construção com buffet, decoração, beleza da noiva, vestido. Por fim, itens como sandália, lembranças, fotos instantâneas, lembrancinha, carrinho de brigadeiro e afins são considerados como possibilidade para dar um “ plus”!
- Alguma dica de como pagar?
L: Normalmente eu sugiro que só sejam pagos à vista os serviços que tiverem um desconto expressivo. No mais, é interessante pagar uma entrada, deixar o dinheiro investido, e pagar o restante no final.